sábado, 18 de junho de 2011

policia

Deputados querem a versão de Bruno
Denúncia é que goleiro foi visitado pela juíza acusada de negociar a soltura dele em troca de R$ 1,5 milhão
Publicado no Super Notícia em 18/06/2011
Avalie esta notícia » 
NATÁLIA OLIVEIRA
A
A
FOTO: ALEX DE JESUS
Audiência de ontem na Assembleia aconteceu sem Ingrid, que havia prometido mostrar vídeo com as denúncias
Deputados querem ouvir a versão do goleiro Bruno sobre o esquema de extorsão que estaria sendo planejado para tirá-lo da cadeia. Na próxima quarta-feira, parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia irão à Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para saber o que o jogador tem a dizer sobre uma visita que teria recebido da juíza Maria José Starling, acusada de participar do plano para soltar o goleiro em troca de R$ 1,5 milhão.
Na denúncia feita à comissão, no último dia 10, a noiva de Bruno, a dentista Ingrid Oliveira, revelou que caberia à magistrada conceder a liberdade a partir de um habeas corpus impetrado pelo advogado Robson Pinheiro, também acusado de envolvimento no esquema. O advogado, que atuou na defesa de Bruno por dois meses, nega as acusações.
Ingrid Oliveira não participou ontem da audiência onde apresentaria o vídeo, feito em um hotel, em que o advogado apareceria detalhando como a soltura comprada iria acontecer. Minutos antes do início da sessão, o advogado Cláudio Dalledone, que atualmente defende o goleiro, ligou para os deputados e disse que, por medo, Ingrid decidiu não participar da audiência.
A dentista teria passado a ser alvo de ameaças desde que revelou o esquema. Ela denuncia um policial civil, identificado como Leandro, como autor das intimidações. O deputado Durval Ângelo (PT), que preside a comissão, suspeita que a ida da juíza ao presídio tenha ocorrido às escondidas, por isso não foram encontrados registros que confirmam a entrada dela na penitenciária.
Visita
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) negou que a magistrada tenha se encontrado com o goleiro. Segundo a assessoria, todas as visitas aos detentos são registradas. Bruno está preso no local desde julho do ano passado, quando foi acusado de mandar matar a ex-namorada Eliza Samudio, que cobrava dele o reconhecimento da paternidade do filho, Bruninho, hoje com 1 ano e 3 meses.
O advogado da juíza, Getúlio Queiroz, classificou como levianas as denúncias contra Maria Starling. A magistrada tem sido insistentemente procurada pela reportagem do Super Notícia, mas não retorna as ligações.
E-mail
Por meio de e-mails enviados ao advogado Cláudio Dalledone, a dentista Ingrid Oliveira tem informado o noivo sobre o escândalo envolvendo a soltura negociada. Em uma das mensagens, de fevereiro deste ano, Ingrid pede ao noivo que fique calmo e explica porque tomou a decisão de não compactuar com o esquema, supostamente proposto por Robson Pinheiro. "Foi uma decisão unânime, de pessoas que só querem o seu bem", diz ela numa carta.
Perícia vai recuperar vídeo
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia vai solicitar à Polícia Civil que faça uma perícia no vídeo em que o advogado Robson Pinheiro aparece dando detalhes de como seria a cobrança da propina e posterior soltura de Bruno. O objetivo, segundo o deputado Durval Ângelo, é identificar o áudio que não aponta, com clareza, o teor da conversa. Nas imagens, segundo o parlamentar, aparecem ainda o atual advogado do jogador, Cláudio Dalledone, o sócio dele, Patrick Berriel, e uma quarta pessoa, que não foi possível ser identificada. O material teria sido feito com uma câmera escondida.
Durval Ângelo conta que assistiu às imagens. Segundo ele, é possível perceber, por meio de leitura labial, que o advogado Robson Pinheiro cita a proposta de cobrança de propina aos dois colegas de profissão. Pinheiro ainda teria apresentado aos outros advogados um contrato que garantiria a soltura de Bruno em um prazo de 48 horas. "Ficam claras as propostas dele (Pinheiro) de libertar o goleiro mediante o pagamento", disse.
O vídeo seria apresentado ontem na audiência pública, porém as imagens não chegaram à comissão, conforme prometido pela noiva do goleiro, Ingrid Oliveira. A previsão é que o vídeo esteja com a comissão até a semana que vem.
A comissão também vai enviar o vídeo à Universidade de São Paulo (USP) para que seja feita a recuperação do áudio. Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça e Corregedoria da Polícia Civil também receberão cópias. (NO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário